AZEITES DE OLIVA

SAFRA 2018

oliq-arbequina-garrafa-250

ARBEQUINA

Azeite de oliva extravirgem produzido com a variedade arbequina, de origem catalã. É um azeite aromático e mais suave, embora nesta safra possua maior picância que o habitual. É especialmente indicado para harmonizações com carnes brancas, legumes e saladas. Sua acidez, nesta safra, alcança apenas 0,1%.

Mais um ano se passou: depois da safra passada, veio abril e, com ele, o outono e época da poda; após o outono, chegou o inverno e as flores se abriram e se transformaram em frutos, ao longo da primavera e verão. No verão, em fevereiro, veio o tempo de colher.

oliq-selecao-garrafa-250

SELEÇÃO

Uma combinação equilibrada de azeites produzidos com distintas variedades é o que caracteriza nosso Seleção. Sua composição se baseou numa seleção – daí seu nome – dos melhores azeites produzidos por Oliq e outros produtores da Mantiqueira. Em maiores proporções, entram as variedades arbosana (também de origem catalã, como a arbequina) e grappolo, de origem toscana. Ao que tudo indica, essa última variedade se tornou típica da Mantiqueira, pois parece ter caído em desuso na Itália. Em menores proporções, nosso Seleção leva ainda as variedades arbequina e maria-da-fé. Essa é uma variedade mantiqueirense e brasileira, portanto. A combinação dessas diferentes variedades produziu um azeite mais intenso e picante, com aroma de folhas.É especialmente indicado para harmonizações com pratos de sabor mais acentuado. Sua acidez, nesta safra, alcança apenas 0,12%.

QUALIDADE

A cada safra, os azeites são sempre analisados em laboratório certificado, que realiza as medidas químicas exigidas pela legislação. O índice de acidez (que mede a proporção de ácidos graxos livres em relação aos ácidos oleicos é inferior a 2% – são considerados extravirgens os que possuem uma proporção igual ou inferior a 8%). Além disso, Oliq utiliza um segundo critério, não exigido pela legislação brasileira: a análise sensorial, para o que contrata especialista que, ao final da safra, prova todos os lotes produzidos.
A fazenda Santo Antônio do Bugre e seu lagar estão abertos à visitação, de quarta a domingo. Os azeites são encontrados na própria fazenda e em diferentes pontos de venda em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2017-2018, Oliq tem sido utilizado em restaurantes como Trindade (Belo Horizonte), Geminus (Gonçalves, MG) e D.O.M (São Paulo).

Mais aromas e sabores

Em 2017, Oliq lançou sua linha de azeites aromatizados com produtos de suas próprias fazendas: Limão Siciliano, Alecrim, Pimenta Dedo de Moça e Café.

São condimentos preparados por infusão a frio.  Os ingredientes são colocados no azeite e, após um único dia, são filtrados. Com isso, os óleos essenciais são absorvidos e todo o sabor e aroma são concentrados no azeite, sem que este perca sua integridade.

Em frascos de 50 ml, os condimentos convidam a variar o sabor de acordo com a ocasião. Os de limão e alecrim vão muito bem nas saladas e peixes. O alecrim vai bem também com diferentes carnes e legumes. O azeite com aroma de pimenta realça queijos, massas e carnes, e o de café surpreende como calda para sorvetes, mousses, doce de leite ou compotas. Tudo depende, é claro, da gosto de cada um, da ocasião e dos temperos que vão entrar!

lagar oliq
lagar de Oliq
lagar oliq
em Oliq

Start typing and press Enter to search