Fazendas

Mapa da divisa de São Paulo e Minas, com a localização das fazendas São José do Coimbra e Santo Antônio do Bugre. Desenho: Vânia Tramontino
Mapa da divisa de São Paulo e Minas, com a localização das fazendas São José do Coimbra e Santo Antônio do Bugre. Desenho: Vânia Tramontino

 

OLIQ é o resultado da união de duas fazendas produtoras de oliveiras: a São José do Coimbra e a Santo Antônio do Bugre.

As duas se situam em São Bento do Sapucaí, em São Paulo, bem junto à divisa com Minas Gerais. A São José do Coimbra fica junto ao maciço granítico que forma a Pedra Baú, e que marca tanto São Bento, onde está localizada, como Campos do Jordão. A Santo Antônio do Bugre se encontra nos contrafortes desse maciço, no trecho em que o território de São Paulo se abre no interior de Minas formando uma espécie de enclave, com uma pequena entrada (onde justamente se situa a São José do Coimbra), cercada pelos municípios mineiros de Gonçalves, Paraisópolis e Brazópolis. Trechos das partes mais altas da fazenda estão em território mineiro, em Brazópolis.

É na Santo Antônio do Bugre que se localiza o lagar de OLIQ – local em que se extrai o azeite – e em que tanto o lagar, como os pomares podem ser visitados. Para saber mais sobre visitas à fazenda, informações podem ser encontradas no facebook de OLIQ.

[Como chegar a OLIQ]

A fazenda Santo Antônio do Bugre está aberta a visitação. O melhor caminho é sempre pela rodovia que liga São Bento do Sapucaí ao Sul de Minas – Gonçalves e Paraisópolis. Depois, no bairro Córrego da Foice, já em Minas Gerais, é que se pega a estrada de terra na direção do bairro do Cantagalo.

É bom ter cuidado com aplicativos. Eles poderão indicar um percurso mais longo – ainda que um bom passeio – pelo Paiol Velho e pelo bairro do Coimbra.

Para baixar um mapa, clique aqui.