Safra 2017

A cada safra, novos sabores


Azeites de oliva verdes, novos, de montanha, com sabores a cada safra descobertos. A combinação de vento, chuva e seca, frio e calor, ciência e cuidado – e de acaso – vai, a cada nova colheita e extração, produzindo novos aromas e sabores: os da Mantiqueira

Extraídos com frutos quase verdes, os azeites de 2017 surpreendem:

 

 

Oliq Arbequina

Arbequinas da safra 2016
Arbequinas da safra 2017

Seleção

É um corte ou “blend” equilibrado das variedades Arbequina, Koroneiki (de origem grega), Maria da Fé e, em maior proporção, da variedade Grappollo, que, embora de origem italiana, vem-se tornando típica da Mantiqueira. Possui ainda, na mesma proporção que as três primeiras variedades, um cultivar desconhecido, certamente de origem portuguesa, cultivado na região de São Bento do Sacupaí, entre os anos 1930 e 1970.

Esse corte dá origem a um azeite mais intenso e pungente, próprio para ser harmonizado com pratos de sabor mais marcante; sua acidez é abaixo de 0,2%.

 

Arbequina

É feito com a variedade de oliveira de origem espanhola assim denominada, que dá origem a um azeite mais suave e herbáceo, com acentuado aroma de grama recém-cortada e algum amargor.

Os azeites arbequina de OLIQ são reconhecidos pela consistência e qualidade. Recebem uma pequena adição de azeite da variedade grappolo, que lhe garante maior pungência e estabilidade (como possui mais polifenóis, o grappolo dá uma vida mais longa ao azeite). A cada safra, o monovarietal arbequina é sempre um dos orgulhos de OLIQ.

Azeite de excelente qualidade, ideal para pratos leves, saladas verdes, tomates, carnes brancas, legumes grelhados, frutas e sobremesas. Sua acidez menor 0,2%.

Uma novidade: azeites de abacate

Como vem acontecendo em outros países produtores de azeite de oliva da América Latina, especialmente no Chile, as unidades de extração de azeite de oliva ou lagares têm-se dedicado também à produção de azeite de abacate. Este também é o caso de OLIQ, um dos precursores da produção desse azeite no Brasil, muito estimado, na Europa, por seus usos na gastronomia e por seus benefícios para a saúde.

A primeira Safra dos azeites de abacate de OLIQ foi lançada em 2017, depois de vários experimentos. A variedade de abacate utilizada foi a Hass, mais conhecida como avocado. Temos dois tipos, todos ideais para finalizar saladas e pratos com carnes brancas:

  • Azeite de abacate extravirgem 100% Hass: puro azeite de abacate, com acidez 0,5%
  • Azeite de abacate extravirgem (Hass) aromatizado com limão siciliano, com acidez 0,5%