Receita de “fougasse”

Fougasse: o pão que fazemos na fazenda para a degustação de nossos azeites
Fougasse: o pão que fazemos na fazenda para a degustação de nossos azeites

 

Fougasse é o pão que servimos nas degustações de azeite no lagar de OLIQ. É um pão simples, caseiro, de “foyer”, como dizem os franceses. É um primo francês do italiano “focaccia” – é mais neutro, por isso seu uso nas nossas degustações. Guardam alguma semelhança no gosto, na rapidez do preparo e até mesmo no nome: ambos se originam do latim popular “focacia”, quer dizer, “de casa”.

Pediram que compartilhássemos a receita. Aí vai ela:

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 350 ml de água
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 envelope de fermento biológico seco

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes. Sovar a massa até que fique elástica e se desgrude da superfície. Deixar crescer por 1h30. Colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo ou fubá e delicadamente formar um retângulo de cerca de dois centímetros de espessura. Dividir esse retângulo em quatro ou seis novos retângulos (dependendo do tamanho final que desejar). Em cada retângulo fazer cortes internos no sentindo perpendicular, sempre mantendo as bordas unidas.

Colocar com cuidado os pães numa assadeira já polvilhada com farinha ou fubá e levar ao forno pré-aquecido. Em cerca de 20 minutos sua fougasse estará pronta.

Na fazenda, gostamos de temperar o azeite com um pouco de sal aromatizado com limão siciliano. Se quiser, acrescente azeitonas e ervas de sua preferência, como manjericão.

4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *