Visitas

lagar oliq
Anoitece no lagar de OLIQ. No detalhe, o espaço de degustação e recepção de visitantes. Foto: Leonardo Finotti

 

 

 

A fazenda Santo Antônio do Bugre está aberta para visitas: na ordem de preferência,

  • pode-se passear pelo pomar, conhecendo as diferentes variedades de oliveiras de que é composto, e isso em épocas distintas: em julho começa a floração; entre outubro e dezembro a frutificação; entre janeiro a abril a colheita e extração;
  • durante todo o ano podem ser provados os azeites da safra, em sessões de degustação;
  • e se pode conhecer tudo sobre os processos de colheita e produção, que asseguram, em grande parte, a qualidade de um azeite.

No lagar – unidade de fabricação de azeite – funciona também um pequeno armazém de OLIQ, onde se encontram não apenas nossos azeites, mas também produtos da fazenda e da região: cosméticos feitos com azeite, como cremes e sabonetes, coisas feitas com lavanda e macela, para deixar sua cama e sua casa mais cheirosa, geleias e doces feitas com frutas da região da Mantiqueira e da Mata Atlântica – cereja do mato, grumixama, pitanga da Mantiqueira, chimango, limão capeta, amora e framboesa do mato, cambuci, e muitas outras. E também os doces típicos de uma fazenda: da bananinha ao doce de leite.

Para nos visitar:

A fazenda fica a 8km de estrada de terra, subindo pela Mantiqueira. Nem sempre – especialmente na época das chuvas – está em boas condições. Por isso, não suba a serra se estiver chovendo e venha com algum espírito aventureiro: faz parte da viagem!

  • Estamos abertos de segunda a segunda, das 10 às 17h; não cobramos taxas de visitação;
  • Nos finais de semana e feriados, não é preciso agendar;
  • Nos dias semana, é necessário agendar: é só ligar para o telefone 35 98419 2752, ou, usando o Whatsapp, para números:
    • 12 99194 7374,
    • 11 99460 4840 e
    • 11 99115 9525.
  • Para não se perder, use o Google Maps (coloque Oliq) ou baixe aqui o mapa.

 

Entardecer no alto da Santo Antônio do Bugre, com gavião e araucária
Entardecer no alto da Santo Antônio do Bugre, com gavião e araucária. Foto: Marina Ribeiro Arruda.

Para esses passeios especiais, o agendamento deve ser feito pelo email antonio@oliq.com.br. Todos eles são conduzidos por guias treinados, que vivem na região.

Taxas

OLIQ é aberto à visitação e não são cobradas taxas. 

Um lembrete:

Da Mantiqueira, nada se tira e nada fica. Estamos numa Área de Proteção Ambiental – uma APA. Sua legislação é rígida. Leve sua sacolinha de lixo e não retire nada da natureza – para guardar suas lembranças da visita, leve sua máquina de fotografia ou seu celular. O lagar possui rede wifi. O nome da rede é Oliq. A senha, como não poderia deixar de ser, é extravirgem.

Gotas
Começo de chuva na Mantiqueira. Foto: Marina Ribeiro Arruda