É época de quê? Capim rosa-chá

 em É tempo de quê?, Fazenda Santo Antônio do Bugre, MANTIQUEIRA

Na Mantiqueira, agora, com o outono e a chegada do inverno, é época das poucas e pequenas ilhas de capim gordura ou rosa-chá. São poucas e pequenas ilhas porque são as que resistiram à introdução da braquiária na Mantiqueira, no início dos anos 1980.

De acordo com as pessoas criadas aqui ou, como se diz segundo “contam os mais antigos”, as grandes extensões de pastos com o capim gordura se foram, primeiro, por causa da Grande Geada de 1979, que, não se restringindo às vargens, varginhas e varjões,  subiu pelas montanhas e alcançou regiões que antes nunca havia alcançado. Deve ter sido muito, o frio. Aos poucos, os capins rosa-chá foram se “melando” e apodrecendo. Progressivamente, com a chegada da braquiária no Brasil. esse tipo de capim tomou conta da Mantiqueira.

Como é muito agressiva, a braquiária, acabou tomando conta de tudo: dos pastos, das represas, de matas inteiras. E deixou nosso capim rosa-chá, lindo nessa época, principalmente quando nasce ou termina o dia, e o sol cai obliquo sobre as coisas, fazer a festa para quem os vê nos barrancos de estrada, numa ou noutra grota. Então, ele se mostra em toda sua beleza, romãs brilhantes contra o verde mais escuro da braquiária.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar