É época de quê? Da floração das oliveiras

 em É tempo de quê?, Eventos, MANTIQUEIRA, Safra 2020

As flores das oliveiras – mínimas e brancas, agrupadas em pequenos cachos – estão, com o mês de setembro e a elevação da temperatura, se abrindo, para a felicidade das abelhas e de todos que trabalham em OLIQ. Não têm cheiro. Não podem ser vistas ao longe. É preciso chegar bem pertinho delas, podendo, se se deseja, principalmente durante a manhãzinha, se deixar guiar pelo som das abelhas. As oliveiras parecem árvores de abelhas zunindo. Se o tempo não mudar, se não chover granizo (algo comum na Mantiqueira), se houver uma boa polinização, vão se tornar as azeitonas intragáveis, amargas, adstringentes e com um forte sabor de verde. É preciso alguma coragem para comê-las sem processamento algum: vão se tornar azeite, vão se tornar conservas e pastas.

Em OLIQ, pode-se vê-las neste curto intervalo de tempo. Depois se tornarão pequenas balas de chumbinho e, pouco a pouco, começarão a granar, lentamente, assumindo a forma final. Quando os frutos começam a amarelar, é hora colheita.

OLIQ está sempre aberta, para visitações, de quinta a segunda, das 10h às 17h. Podem ser feitas, também, visitas guiadas em todos esses dias, nos horários das 10h30, 12h00, 13h30 e 15h.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar