Onde está OLIQ?

 em Uncategorized

Está na Mantiqueira paulista, em São Bento do Sapucaí. Bem na divisa com Minas Gerais. Do lado paulista, é vizinha de Campos do Jordão e de Santo Antônio do Pinhal, mas tem quatro cidades mineiras a sua volta: Sapucaí-Mirim, Brazópolis, Gonçalves e Paraisópolis.

Ao contrário de algumas dessas cidades, que sofreram um forte impacto do turismo, São Bento, com apenas cerca de 10 mil habitantes, manteve-se como eram as cidades da região. Vale a pena conhecê-la porque é belo exemplo da vida e da cultura caipira.

É uma cidade em que, como antigamente, pintam-se as casas todos anos, como se a pintura fosse ainda de tabatinga. E sempre em cores fortes, com um predomínio do azul e do amarelo.

A vida gira em torno da festas religiosas, da conversa longa em encontros na rua, sem pressa. A culinária tem suas especificidades em relação chamada “comida mineira”: tem-se um pouco de aversão a sabores muito amargos, o tutu é o virado paulista, com feijão em bagos, farinha de milho e bastante torresmo; o frango ao molho pardo é raramente usado e a farinha é sempre a de milho. O bolinho caipira, em toda a região, parece um antepassado do pastel de angu.

Foi por tudo isso que OLIQ se instalou nessa pequena cidade. Se se deseja uma alternativa a um turismo de massa, é aqui que se pode conhecer uma cidade da Serra.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar