Chegou o safra 2020 dos azeites de abacate Oliq

 em Safra 2020

Após o lançamento da nossa safra 2020 dos azeites de oliva, ocorrido no mês de abril, chegou a vez dos azeites de abacate Oliq chegarem no mercado. Nossa safra deste ano oferece dois tipos de azeite: o 100% avocado, que é o puro azeite do abacate dessa variedade, e o aromatizado com limão siciliano, que resulta da infusão da casca do limão nesse azeite.

O óleo de abacate, assim como o de oliva, é extraído da polpa da fruta, por isso é possível extraí-lo “em bruto”, ou seja, por meios puramente mecânicos, sem utilização de solventes químicos. A máquina desenvolvida para extrair azeite de oliva realiza o mesmo serviço com o abacate. São necessárias, entretanto, algumas adaptações. “No processamento da oliva, o caroço é moído junto com a polpa e depois descartado com ela. Já o caroço do abacate, assim como sua casca, deixam um  resíduo com sabor desagradável do óleo. Por isso, para extrair o azeite do abacate é preciso primeiro despolpá-lo manualmente”, explica Vera Masagão, sócia proprietária de Oliq. A extração da safra 2020 teve início em meados de julho e o processo continuará pelos próximos meses, chegando a cerca de 15 toneladas e 2 mil litros. 

O azeite de abacate tem uso culinário semelhante ao azeite de oliva, porém, seu sabor é mais neutro, com notas leves de cogumelos e defumado. Devido à grande quantidade de fitoesteróis e vitamina E, o óleo de abacate apresenta muitas propriedades positivas, anti-bactericidas, antivirais e anti-inflamatórias, além de ser um poderoso antioxidante, ajudando assim a diminuir os sinais do envelhecimento. 

O azeite de abacate OLIQ 100% avocado é ideal para uso em molhos, emulsões e para realçar o sabor de alimentos. Já o aromatizado com limão siciliano é ideal para a finalização de peixes e carnes brancas, bem como para saladas. Os dois produtos já estão disponíveis no mercado e em nossa loja virtual. 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar