AZEITES DE OLIVA

SAFRA 2019

SELEÇÃO

Uma combinação equilibrada de azeites produzidos com distintas variedades é o que caracteriza nosso Seleção. Sua composição se baseou numa seleção – daí seu nome – dos melhores azeites produzidos por Oliq e outros produtores . Em maiores proporções, entram as variedades arbosana, arbequina e grappolo. Ao que tudo indica, essa última variedade se tornou típica da Mantiqueira, pois parece ter caído em desuso na Itália. Em menores proporções, nosso Seleção leva ainda as variedades koroneiki e maria-da-fé. Essa é uma variedade mantiqueirense e brasileira, portanto. A combinação dessas diferentes variedades produziu um azeite mais intenso e picante, com aroma de grama e maçã. É um azeite “coringa”: de intensidade média, serve tanto para harmonizações com pratos de sabor mais acentuado quanto com aqueles de sabor mais suave.

QUALIDADE

A cada safra, os azeites são sempre analisados em laboratório certificado, que realiza as medidas químicas exigidas pela legislação. O índice de acidez (que mede a proporção de ácidos graxos livres em relação aos ácidos oleicos é inferior a 2% – são considerados extravirgens os que possuem uma proporção igual ou inferior a 8%). Além disso, Oliq utiliza um segundo critério, não exigido pela legislação brasileira: a análise sensorial, para o que contrata especialista que, ao final da safra, prova todos os lotes produzidos.
A fazenda Santo Antônio do Bugre e seu lagar estão abertos à visitação, de quarta a domingo. Os azeites são encontrados na própria fazenda e em diferentes pontos de venda em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2017-2018, Oliq tem sido utilizado em restaurantes como Trindade (Belo Horizonte), Geminus (Gonçalves, MG) e D.O.M (São Paulo).

Mais aromas e sabores

Em 2017, Oliq lançou sua linha de azeites aromatizados com produtos de suas próprias fazendas: Limão Siciliano, Alecrim, Pimenta Dedo de Moça e Café.

São condimentos preparados por infusão a frio.  Os ingredientes são colocados no azeite e, após um único dia, são filtrados. Com isso, os óleos essenciais são absorvidos e todo o sabor e aroma são concentrados no azeite, sem que este perca sua integridade.

Em frascos de 50 ml, os condimentos convidam a variar o sabor de acordo com a ocasião. Os de limão e alecrim vão muito bem nas saladas e peixes. O alecrim vai bem também com diferentes carnes e legumes. O azeite com aroma de pimenta realça queijos, massas e carnes, e o de café surpreende como calda para sorvetes, mousses, doce de leite ou compotas. Tudo depende, é claro, da gosto de cada um, da ocasião e dos temperos que vão entrar!

lagar oliq
lagar de Oliq
lagar oliq
em Oliq

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar