AZEITES DE OLIVA

SAFRA 2020

Arbequina “Novíssimo”

Se a regra de consumo do azeite é “quanto mais novo, melhor”, este azeite é o super novo, é o novo “Novíssimo”. É um azeite que só existe durante a colheita e a extração e que não foi filtrado. Por isso não tem vida longa e deve ser consumido nesse período. Nosso “Novíssimo” deste ano é um Arbequina, uma variedade de oliveira com cujos frutos se fazem azeites aromáticos e mais suaves, com presença de alguma picância é amargor.

QUALIDADE

A cada safra, os azeites são sempre analisados em laboratório certificado, que realiza as medidas químicas exigidas pela legislação. O índice de acidez (que mede a proporção de ácidos graxos livres em relação aos ácidos oleicos é inferior a 2% – são considerados extravirgens os que possuem uma proporção igual ou inferior a 8%). Além disso, Oliq utiliza um segundo critério, não exigido pela legislação brasileira: a análise sensorial, para o que contrata especialista que, ao final da safra, prova todos os lotes produzidos.
A fazenda Santo Antônio do Bugre e seu lagar estão abertos à visitação, de quarta a domingo. Os azeites são encontrados na própria fazenda e em diferentes pontos de venda em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2017-2018, Oliq tem sido utilizado em restaurantes renomados.

Mais aromas e sabores

Em 2017, OLIQ lançou sua linha de azeites aromatizados com produtos de suas próprias fazendas: Limão Siciliano, Alecrim, Pimenta Dedo de Moça e Café. Neste ano, OLIQ acaba de lançar um aromatizado com Manjericão.

São condimentos preparados por infusão a frio.  Os ingredientes são colocados no azeite e, após um único dia, são filtrados. Com isso, os óleos essenciais são absorvidos e todo o sabor e aroma são concentrados no azeite, sem que este perca sua integridade.

Em frascos de 50 ml, os condimentos convidam a variar o sabor de acordo com a ocasião. Os de limão e alecrim vão muito bem nas saladas e peixes. O alecrim vai bem também com diferentes carnes e legumes. O azeite com aroma de pimenta realça queijos, massas e carnes, e o de café surpreende como calda para sorvetes, mousses, doce de leite ou compotas. Tudo depende, é claro, da gosto de cada um, da ocasião e dos temperos que vão entrar!

lagar oliq
lagar de Oliq
lagar oliq
em Oliq

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar